O teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemia

Autores

  • Carlos Henrique Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Filomena Bomfim Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação, Educomunicação, Teatro, Diálogo

Resumo

Este artigo busca confirmar que a utilização do método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, aliado ao teatro como prática educomunicativa, configura uma ferramenta eficaz para a alfabetização de adultos, mesmo a distância. Apresenta-se uma metodologia para a alfabetização baseada na experiência de vida do estudante, por meio dos círculos de cultura, da expansão vocabular e do trabalho com as palavras geradoras. A pesquisa analisou adultos com idades entre 40 e 65 anos da Escola Municipal Maria Teresa, em São João del-Rei, que passaram por três níveis de alfabetização: alfabetização midiática; alfabetização por meio de narrativas e da construção de personagens fictícios; e a alfabetização construída a partir da relação com o outro e com o mundo.

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Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestre pelo Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ. Jornalista, ator e professor voluntário de teatro de pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

  • Filomena Bomfim, Universidade Federal de São João del-Rei

    Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ.

Referências

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Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

O teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemia. (2022). Comunicação & Educação, 26(2), 179-194. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194