Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178

Palavras-chave:

Círculos de cultura, Dialogicidade, Comunicação, Coletividade, Sujeito social

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir as potencialidades dos círculos de cultura, considerando-os como um espaço-tempo dialógico-comunicativo para a formação dos sujeitos sociais. Para tal itinerário reflexivo, mobilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo-se a textos produzidos por autores abalizados nas discussões acerca da Educação ou, mais especificamente, na abordagem das categorias dialogicidade e comunicação como constitutivas da dinâmica dos círculos. A reflexão parte da origem dos círculos de cultura e destaca os aspectos teórico- metodológicos desta experiência educativa que propiciam um caminho de conscientização para a formação dos sujeitos sociais, a partir da construção de saberes em coletividade.

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Biografia do Autor

  • Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFPE. Bolsista pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

  • André Gustavo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Educação pela UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Ex-Presidente do Centro Paulo Freire: estudos e pesquisas.

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Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freireana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais. (2022). Comunicação & Educação, 26(2), 165-178. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p165-178