Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco

Autores

  • Francisco de Assis Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p228-239

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, Educomunicação, Conhecimento, Alfabetização

Resumo

As contribuições de Paulo Freire para a implantação de um projeto de educação popular na Bahia podem ser verificadas em sua passagem pelo vale do São Francisco. Assim, este artigo mostra as marcas deixadas por Paulo Freire e os membros de sua equipe ao desenvolverem ações de formação continuada na Diocese de Juazeiro da Bahia, em Salvador, administrada pelo redentorista Dom José Rodrigues de Souza, na década de 1980. Objetivou-se analisar a prática e a vivência da política de educação popular e do projeto de comunicação social do bispado de D. José Rodrigues à luz das orientações de Paulo Freire. Os desdobramentos das ações realizadas nesse processo geraram novas possibilidades de construir conhecimentos, como a Educomunicação, que refletem na atualidade em espaços universitários, por exemplo.

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Biografia do Autor

  • Francisco de Assis Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco. (2022). Comunicação & Educação, 26(2), 228-239. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p228-239