A emancipação dos povos colonizados na proposta educacional freireana: decolonização interculturalidade

Autores

  • Antônio Joaquim Severino Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p106-120

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação libertadora, Interculturalidade, Emancipação

Resumo

Este ensaio busca evidenciar que o sentido emancipador da proposta educacional de Paulo Freire implica a tomada de consciência da condição de colonialidade cultural ainda persistente nas sociedades periféricas, que se constituíram por processos de colonização realizado pelas nações metropolitanas europeias, e da necessidade de superação de tal condição mediante a denúncia do eurocentrismo e a prática de uma educação intercultural. Sustenta-se, ainda, a inclusão de Paulo Freire no universo dos pensadores pioneiros na defesa do necessário e relevante papel da educação como um processo de emancipação dos povos colonizados, uma vez que o educador propõe o enraizamento da prática epistemológica e

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Biografia do Autor

  • Antônio Joaquim Severino, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

    Professor titular aposentado de Filosofia da Educação na FE-USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação (GRUPEFE).

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Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

A emancipação dos povos colonizados na proposta educacional freireana: decolonização interculturalidade. (2022). Comunicação & Educação, 26(2), 106-120. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p106-120