Studygram: os modos “instagramáveis” de ser estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p88-104

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, subjetividade, modos de estudar, Instagram, studygram

Resumo

Neste artigo, observamos determinados modos de ser e de se apresentar como estudante nas plataformas de redes sociais. A partir da análise de formas de produção e compartilhamento de conteúdo entre usuários da rede Instagram, que possuem perfis denominados como studygrams, procuramos compreender determinadas convocações para um modelo de subjetividade, associado ao consumo de um modo particular de estudar e de se mostrar como um estudante exemplar. Para tanto, nos inspiramos em preceitos do estudo das imagens proposto por Roland Barthes (1982) entrelaçado ao referencial teórico que mobiliza autores dedicados aos estudos da comunicação e do consumo

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Biografia do Autor

  • Bianca S. Biadeni, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

    Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Pesquisadora integrante do Grupo CNPq de Subjetividade, Comunicação e Consumo (GRUSCCO).

  • Gisela G S Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

    Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Coordenadora do GRUSCCO e do GT Comunicação, Consumo e Subjetividade do Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon).

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Studygram: os modos “instagramáveis” de ser estudante. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 88-104. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p88-104