As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental

Autores

  • Rodrigo Avila Colla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino remoto, Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental, Cultura digital, TIC na educação

Resumo

Este artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Avila Colla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Referências

BELLONI, Maria L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2005.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2004.

COLLA, Rodrigo Avila. Formação na micropolítica escolar: por uma educação para além do conteúdo formal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 3, 2020.

COLLA, Rodrigo Avila. Multiculturalismo e agir comunicativo: o diálogo intercultural como alternativa à crise da racionalidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 12, n. 29, p. 241-264, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.

FARIAS, Lívia Cardoso; DIAS, Rosanne Evangelista. Discursos sobre o uso das TIC na educação em documentos ibero-americanos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 27, p. 83-104, 2013.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1999.

GILL, Rosalind. Análise de Discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

MEIRINHOS, Manuel. Os desafios educativos da geração Net. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, A Coruña, n. 13, p. 125-129, 2015.

MORAES, Maria Candida. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília, DF: Secretaria de Educação a Distância, Ministério de Educação e Cultura, 1997.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a invisibilidade. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 35, n. 3, p. 16-27, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich W. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da História para a vida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

SELWYN, Neil. O uso das TIC na educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 815-850, 2008.

SOARES-LEITE, Werlayne Stuart; NASCIMENTO-RIBEIRO, Carlos Augusto do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis – Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2012.

XAVIER, Márcio Câmara; TEIXEIRA, Célia Regina; SILVA, Bianca Priscila Saveti da. Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação e os desafios do educador. Dialogia, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 105-115, 2010.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental. (2023). Comunicação & Educação, 28(1), 96-108. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108