A educação midiática, diálogos e práticas possíveis com crianças no ambiente educacional da favela

Autores

  • Thaiane Moreira de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Lumárya Souza de Sousa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p63-77

Palavras-chave:

educação midiática, crianças, escola pública, favela, pesquisa-ação

Resumo

A partir dos pressupostos da metodologia da pesquisa-ação, o artigo apresenta experiências do projeto FavelAção, que promoveu atividades de educação midiática em uma escola pública na favela carioca com crianças entre 9 e 12 anos de idade. São apontadas percepções midiáticas dos educandos a partir das diferentes formas que se relacionam, utilizam, consomem e entendem as mídias, apontando como essa relação é permeada por invisibilidades e disputas por autoridade e reconhecimento dos seus processos intersubjetivos. Os resultados apontam para indivíduos já letrados midiaticamente, tanto no sentido crítico quanto produtivo das mídias, mas que também reivindicam por espaços dialógicos que os reconheçam enquanto sujeitos. 

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Biografia do Autor

  • Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF)

  • Lumárya Souza de Sousa, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). 

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

A educação midiática, diálogos e práticas possíveis com crianças no ambiente educacional da favela. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 63-77. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p63-77