Inovação ativa em jovens negros universitários: o trabalho crítico emancipatório na construção de identidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p125-139

Palavras-chave:

Negritude, Comunicação, Juventude, Empoderamento, Inovação, Identidade

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa sobre como os jovens universitários negros e negras constituem suas noções de identidade e cidadania na sociedade midiatizada. Nesse sentido, lança um olhar para o potencial das Oficinas de Trabalho Crítico Emancipatórias como instrumento metodológico promotor do empoderamento e inovação nas pesquisas do campo da Comunicação, apresentando roteiro estruturado para aplicação das oficinas e o percurso metodológico utilizado na pesquisa, bem como possibilidades de avaliação de resultados. Apresenta os participantes e as oficinas realizadas que operam como um guia do passo a passo que pode auxiliar outros pesquisadores a adotarem essa proposta.

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Biografia do Autor

  • Thainá Rocha da Silva, Universidade São Judas/Unimonte

    Mestre em Comunicação pelo Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público. Docente na Universidade São Judas/Unimonte.

  • Priscila Ferreira Perazzo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS. Coordenadora do Laboratório Hipermídias/USCS. Lider do Grupo Memórias do ABC/USCS.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Inovação ativa em jovens negros universitários: o trabalho crítico emancipatório na construção de identidades. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 125-139. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p125-139