Diálogo em Paulo Freire nas interfaces com a comunicação popular e comunitária e a pesquisa participante

Autores

  • Cicilia Maria Khroling Peruzzo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Espírito Santo e Universidade Federal da Bahia
  • Ingrid Gomes Bassi Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Carlos Humberto Ferreira Silva Junior Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p33-48

Palavras-chave:

diálogo, Paulo Freire, comunicação e educação, comunicação popular e comunitária, movimentos sociais

Resumo

O artigo objetiva discutir a questão do diálogo em Freire, como base do processo de comunicação e, em interação com outros autores, relacioná-lo às interrelações entre Comunicação e Educação, em especial na Comunicação Popular e Comunitária no contexto dos movimentos sociais cívicos e na pesquisa participante. O estudo se fundamenta em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que as relações entre Comunicação e Educação facilitam a constituição do diálogo, tanto nos ambientes da educação formal quanto no contexto dos movimentos sociais populares brasileiros que, desde o fim da década de 1970, vivenciam o diálogo, tanto na construção coletiva das suas formas de organização e mobilização quanto na formulação das estratégias e táticas desenvolvidas tendo em vista as lutas denunciativas da opressão e reivindicativas de direitos. O diálogo é uma questão transcendental e indissociável às práticas educativas. O diálogo pode ser entendido como ação-reflexão que valoriza a participação dos sujeitos – como sujeitos – na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Cicilia Maria Khroling Peruzzo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Espírito Santo e Universidade Federal da Bahia

    Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora da área da Comunicação nas linhas popular, comunitária, alternativa e mídia local, além de Relações Públicas, na perspectiva crítica e dos movimentos sociais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Comunicação e Culturas Populares da Intercom, do Grupo de Trabalho Comunicación Popular, Comunitária y Ciudadanía da Asociación Latinoameriana de Investigadores de la Comunicacíón (ALAIC) e do GT Comunicação e Cidadania da Associação Brasileira de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Coordena o Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Responsabilidade Social e Cidadania (Abrapcorp). Pesquisadora PQ 1C. Membro de Comitê de Assessoramento de Artes, Ciências da Informação e Comunicação (AC) do CNPq (2016-2018).

  • Ingrid Gomes Bassi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, professora da UNIFESSPA e da  PPGE/UFT

  • Carlos Humberto Ferreira Silva Junior, Universidade Estadual Paulista

    Doutorando da Universidade Estadual Paulista - Unesp-Bauru

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Diálogo em Paulo Freire nas interfaces com a comunicação popular e comunitária e a pesquisa participante. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 33-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p33-48