#HoraDeVotar: uma experiência de media literacy durante o ensino remoto

Autores

  • Adriana Barsotti Universidade Federal Fluminense
  • Barbara Emanuel Universidade Federal Fluminense
  • Rachel Bertol Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p155-168

Palavras-chave:

ensino remoto, multidisciplinar, jornalismo digital, desinformação, media literacy

Resumo

O #HoraDeVotar é um projeto multidisciplinar de ensino e produção de jornalismo digital desenvolvido na UFF de forma remota durante a pandemia de Covid-19. A iniciativa, de media literacy, uniu 27 discentes, dois bolsistas, três docentes e um professor em estágio docência. A oportunidade surgiu diante da proximidade das eleições municipais de 2020, em que havia grandes chances de a disseminação da desinformação crescer, o que já vinha acontecendo desde o início da pandemia. O resultado foi a criação de um site com reportagens contemplando temas de letramento midiático, uma série de podcasts, imagens e infográficos para ilustrar as reportagens e cards e vídeos para a divulgação do projeto nas redes sociais. Além de oferecer um serviço à sociedade, o projeto contribuiu para que os alunos adquirissem habilidade, capacidade, responsabilidade e comprometimento moral para se relacionarem com as mídias.

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Biografia do Autor

  • Adriana Barsotti, Universidade Federal Fluminense

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano  (PPGMC) e Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

  • Barbara Emanuel, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) 

  • Rachel Bertol, Universidade Federal Fluminense

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano(PPGMC) e Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) 

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

#HoraDeVotar: uma experiência de media literacy durante o ensino remoto . (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 155-168. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p155-168