Um roteiro às avessas: uma aproximação didática para a leitura de Lucrécia D’A. Ferrara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p169-182

Palavras-chave:

Comunicação, Epistemologia, Leitura, Lucrécia Ferrara

Resumo

Como ler o trabalho de Lucrécia D´'Alessio Ferrara? Certamente há mais de uma aproximação a uma obra que se ramifica da Teoria da Comunicação ao Urbanismo, do Design à Semiótica. Este trabalho é uma proposta didática inicial para a leitura de seu trabalho, nascida de aulas e orientações de pesquisa, apresentando o desenvolvimento de algumas dos temas e ideias relacionadas a um conceito de comunicação que emerge ao longo do tempo. Propõe-se um aporte cronológico das principais temáticas: (1) uma concepção expandida de linguagem, em diálogo com a semiótica; (2) estudos sobre a leitura comunicacional da cidade e das visualidades do espaço urbano e (3) um conceito de comunicação pautado na abertura do ato de comunicar. Esses pontos são apresentados situando-se brevemente sua produção no contexto dos estudos de comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

    Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Referências

AMÁ, V.; CHECHETTO, F. B.; NASCIMENTO, R. A.; MARTINO, L. M. S. Iniciação científica e epistemologia da comunicação. Observatório, Vol. 4, no. 6, Out-Dez. 2018, pp. 1-15.

CLARO, A. ; MOTA, S. M. ; MARTINO, L. M. S. . Acontecimento, dispositivo e ação: leituras epistemológicas de Marcondes, Braga e Ferrara. In: MATTOS, M. (Org.). Metapesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018, p. 362-376.

FERNANDES, E. A. Resenha de Os nomes da Comunicação. Cognitio. São Paulo: Vol. 14, no. 2, jul-dez. 2013, pp. 319-324.

FERRARA, Lucrécia D’A. A Estratégia dos Signos. São Paulo: Perspectiva, 1981.

FERRARA, Lucrécia D’A. Comunicação Espaço Cultura. São Paulo: Annablume, 2008.

FERRARA, Lucrécia D’A. Curitiba: do modelo à modelagem. São Paulo: Annablume, 2007.

FERRARA, Lucrécia D’A. Design em Espaços. São Paulo: Rosari, 2002.

FERRARA, Lucrécia D’A. Introdução ao estudo da obra de Valdomiro Silveira. São Paulo: PUC-SP, 1963 (Tese de Doutorado).

FERRARA, Lucrécia D’A. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 1986.

FERRARA, Lucrécia D’A. O texto estranho. São Paulo: Perspectiva, 1976.

FERRARA, Lucrécia D’A. Olhar Periférico. São Paulo: Edusp, 1993.

FERRARA, Lucrécia D’A. Os nomes da comunicação. São Paulo: Annablume, 2012.

FERRARA, Lucrécia D’A. Os significados urbanos. São Paulo: Edusp, 2000.

FERRARA, Lucrécia D’A. Ver a cidade. São Paulo: Nobel, 1988.

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S. Aproximações e ambivalências epistemológicas da pesquisa que se constitui entre a comunicação e o comunicar. Lumina, v. 8, p. 1-19, 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Um roteiro às avessas: uma aproximação didática para a leitura de Lucrécia D’A. Ferrara. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 169-182. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p169-182