A relação professor-aluno no processo ensino - aprendizagem em física e matemática em um curso profissionalizante da educação de jovens e adultos - PROEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p230-240

Palavras-chave:

EJA, Professor, Aluno, Física, Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a análise dos relatos de experiência de uma aluna da educação de jovens e adultos (EJA) em uma instituição de ensino médio profissionalizante. As análises tiveram como foco as questões ligadas ao contexto escolar, as disciplinas que foram citadas pela aluna pesquisada, bem como a relação professor-aluno. Analisou-se ainda, prioritariamente, as respostas dadas em relação as disciplinas de Física e de Matemática. A metodologia seguida foi o estudo de caso e o instrumento para coleta de dados em um primeiro momento foi um questionário semiestruturado e no segundo momento utilizou-se a entrevista presencial. Os resultados ajudaram a mapear o papel da EJA na emancipação dos sujeitos. Conclui-se que houve um resgate social da aluna pesquisada que gerou oportunidade na vida social e o exercício do direito pelas leis que regem a EJA no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Elizete Costa Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

    Mestra em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) Coordenadora de Curso do Proeja no Instituto Federal Goiano – Campus Iporá.

  • Luciene Lima de Assis Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG.

  • Paulo Henrique de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Doutorado em Física Aplicada pelo IFSC da Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG.

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

A relação professor-aluno no processo ensino - aprendizagem em física e matemática em um curso profissionalizante da educação de jovens e adultos - PROEJA. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 230-240. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p230-240