Teoria e prática: as aulas remotas na pandemia

Autores

  • Macri Colombo Universidade Federal de Santa Maria
  • Denize Piccolotto Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Karina Goncalves Teixeira da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Ulysses Nascimento Varela Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p109-124

Palavras-chave:

Educação, Teoria, Prática, Pandemia, Comunicação

Resumo

Este artigo relata a experiência de ministrar aulas remotas, durante o período da pandemia de covid-19, no Curso de Comunicação Social de uma faculdade particular em Manaus (AM), para mostrar o confronto entre a priorização da teoria ou da prática no âmbito do ensino superior, em um momento em que o mundo se viu obrigado a viver em isolamento social parcial ou total – o que nos leva, antes de tudo, a compreender a problemática entre teoria e prática antes da pandemia. A pesquisa tem como métodos e técnicas: a etnografia, a pesquisa de campo com observação participativa e entrevistas, com base em Morin, Bauman e outros. Os resultados apontam para que, apesar dos esforços para a continuidade do ensino teórico e prático, não existe ainda uma resposta definitiva para essa problemática, com ou sem a pandemia.

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Biografia do Autor

  • Macri Colombo, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas, com Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela mesma instituição e em Gestão Universitária pela Universidade Nilton Lins.

  • Denize Piccolotto Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

    Pesquisadora com pós-doutorado em Tecnologia Educacional e doutorado em Educação pela Universitat de les Illes Balears. Mestra em Tecnologia Educacional pela Universitat de les Illes Balears, mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas.

  • Karina Goncalves Teixeira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas.

  • Ulysses Nascimento Varela, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas e graduação em Jornalismo pela mesma instituição.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Teoria e prática: as aulas remotas na pandemia. (2023). Comunicação & Educação, 28(1), 109-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p109-124