A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud

Autores

  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-2237-7074
  • Eloisa Fátima Figueiredo Semblano Gonçalves Universidade Federal Fluminense
  • Leandro Marlon Barbosa Assis Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p20-32

Palavras-chave:

Competência crítica, Freire, Perrenoud, Comunicação, Educação

Resumo

Este artigo propõe a aproximação dos campos da Comunicação e da Educação, tendo por base a trajetória do pensamento freiriano, tomando apontamentos teóricos acerca da aprendizagem por competências. Destacamos dois conceitos-chave de Freire, a dialogia e a participação, para discutir sua importância na interface dos campos. Para isso, percorreremos as normativas recentes quanto à aplicação das competências nas políticas educacionais e o desenvolvimento de uma prática integrativa à reflexão quanto ao uso das mídias na educação. Apesar de tratarem da abordagem por competências, os documentos analisados não garantem que a prática educacional se traduza desta forma e, menos ainda, que esteja vinculada aos preceitos freirianos que sustentamos. Assim, associamos a visão freiriana à proposição metodológica de Perrenoud acerca da aprendizagem por competências, apontando para esta como uma das táticas na promoção de uma Educação que escape do tradicionalismo de uma educação bancária.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

    Doutor e Mestre em Design (PUC-Rio). Mestre em Educação e Linguagem (USP). Professor e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF). Professor da graduação em Jornalismo (UFF). Coordenador do grupo de pesquisas Educação para as Mídias em Comunicação

  • Eloisa Fátima Figueiredo Semblano Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF), pesquisadora do educ@mídias.com (PPGMC/UFF). Atuando na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, ministrando cursos de formação na área de Tecnologia Educacional para professores e prestando assessoria às Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Niterói.

  • Leandro Marlon Barbosa Assis, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF). Doutorando e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UENF). Pesquisador do educ@mídias.com (PPGMC/UFF). Professor no CE Julião Nogueira, parte da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 20-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p20-32