Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas

Autores

  • Vanessa Martins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Aluizio Trinta Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p152-164

Palavras-chave:

Marshall McLuhan, Mídias, Meios de comunicação de massa, Educação, Comunicação

Resumo

Nesta entrevista, o professor Aluizio Trinta nos brinda com rememorações de sua experiência como aluno ouvinte de Marshall McLuhan, na década de 1960, na Universidade de Toronto, no Canadá. Com foco no pensamento socioeducacional do autor, Aluizio traça um paralelo entre os apontamentos teórico- -comunicacionais do canadense, voltados à educação, e a importância da inserção das mídias e seu estudo em sala de aula. Nesse sentido, reflete sobre as confluências desses dois campos, frequentados por McLuhan, e alude aos desafios socioeducativos apresentados pela ambiência hiperconectada, hoje prevalente no cenário tecnológico brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Bolsista CAPES e membro do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (CNPq/UFJF).

  • Aluizio Trinta, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). É Pesquisador Associado Sênior do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF).

Referências

CARPENTER, Edmund; MCLUHAN, Marshall (org.). Explorations in communication. Boston: Beacon Press, 1960.

CAZAVECHIA, William Robson. A educação para além da sala de aula no pensamento do intelectual Herbert Marshall McLuhan. Curitiba: CRV, 2017.

ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LIMA, Lauro de Oliveira. Mutações em educação segundo McLuhan. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.

MCLUHAN, Marshall. The mechanical bride: folklore of the industrial man. New York: Vanguard Press, 1951.

MCLUHAN, Marshall. The Gutenberg galaxy. Toronto: University of Toronto Press, 1962.

MCLUHAN, Marshall. Laws of Media: the New Science. Canada: University of Toronto Press, 1992.

MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: extensions of man. New York: McGraw-Hill, 1964.

MCLUHAN, Marshall; HUTCHEON, Kathryn e MCLUHAN, Eric. City as classroom: understanding language and media. Agincourt: The Book Society of Canada, 1977.

MCLUHAN, Stephanie; STAINES, David (org.). McLuhan por McLuhan: conferências e entrevistas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da Comunicação Social. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

RECTOR, Monica; TRINTA, Aluizio. Comunicação não verbal: a gestualidade brasileira. Rio de Janeiro: 1985.

RECTOR, Monica; TRINTA, Aluizio. Comunicação do Corpo. São Paulo: Ática, 1990.

TRINTA, Aluizio. Meninos, eu vi e ouvi! (Um depoimento). Contracampo, Niterói, n. 10/11, p. 21-30, 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas. (2023). Comunicação & Educação, 28(1), 152-164. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p152-164