Literacias para a Cidadania Global

Autores

  • Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198

Palavras-chave:

Literacia, Desordem informativa, Ecossistema midiático, século XXI, Literacia para a cidadania Global

Resumo

Este texto discute a pertinência, atualidade e princípios do conceito de literacias para uma cidadania global. Após descrever historicamente a emrgência e o enquadramento do conceito de literacia, na década de sessenta do século passado, abordam-se os fatores que impelem à sua expansão num mundo global. Descreve-se o entendimento de ler o mundo, como capacidade de buscar, agregar e interpretar  informação, a partir de múltiplas fontes e dispositivos, com o objetivo de compreender fenómenos e situações. Defende-se que o objetivo da literacia para uma cidadania global deve dirigir-se a todos os grupos sociais,  identificados por caracrterísticas próprias e merecedores de abordagens específicas.  A metodologia utilizada está sustentada na revisão bibliográfica e assume-se o pendor ensaístico e exploratório da exposição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha, Universidade de Coimbra

    Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1974), Mestra (1984) e Doutora (1987) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil e Pós-Doutorada em França (CNRS, 1991). Foi professora da Universidade de São Paulo de 1983 a 1991 e da Universidade Católica de Lisboa, 1992-2002. É atualmente Professora Associada com Agregação da Universidade de Coimbra. Foi vice-presidente do Centro de Investigação Media e Jornalismo (2004-2006) e tem coordenado alguns projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia/Portugal. Coordenou de 2003 a 2007 uma equipa de investigação que desenvolveu com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) o Projeto Media, Imigração e Minorias Étnicas. Coordena desde 2006 a secção portuguesa do projeto internacional Observatório de Ficção Ibero-Americano. Integra o projeto Inclusão e Participação Digital desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Austin no Texas /EUA (2009-2011). As suas áreas de interesse são: Análise dos Media (Imprensa e Televisão); Públicos, Audiências e Receção; Ficção Televisiva (Telenovelas e Séries) e Comunicação Política

Referências

ALBRIGHT, Jonathan. Welcome to the era of fake news. Media and Communication, vol 5, n 2, 2017, p. 87-89.

ANDERSON, Chris W. Towards a sociology of computational and algorithmic journalism New Media & Society, vol 15, n 7, 2012, p. 1005-1021.

BRAGA, Inês; LOPES, Maria da Conceição Oliveira Literacia como fundamento da cidadania. 8º LUSOCOM. Anais, 2009, p. 1941-1956.

COCCO, Giuseppe; VILARIM, Gilvan. O capitalismo cognitivo em debate Reserach Gate Liinc em Revista, v 5, n 2, 2009, p. 148-151. https://www.researchgate.net/publication/314196231_O_capitalismo_cognitivo_em_debate_Cognitive_Capitalism_in_debate

CUNHA, Isabel Ferin O jornalismo na era do populismo mediatizado. Estudos em Jornalismo e Mídia, v 16, n 2, 2019, p.9-22 DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p09.

FERGUSON, Niall; ZAKARIA, Fareed A ordem liberal internacional terá chegado ao fim? Lisboa, Gradiva, 2019.

FIGUEIRA, João; SANTOS, Sílvio As fake News e a nova ordem (des)informativa na era da Pós-verdade. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.

GONZALEZ, Ana Maria Introducción: emociones y análisis social, p. 9-24. In: FLAMARIQUE, Lurdes e D’OLIVEIRA-MARTINS, Madalena (Eds.). Emociones y estilos de vida: radiografia de nuestro tiempo. Madrid: Biblioteca Nova, 2013

GOODFELLOW, Robin Literacy, literacies, and the digital in higher education. Teaching in Higher Education, v 16, n 1, 2011, p. 131-144.

HOBBS, Renee Digital and Media Literacy: a Plan of Action.Washington, The Aspen Institute, 2010. https://assets.aspeninstitute.org/content/uploads/2010/11/Digital_and_Media_Literacy.pdf.

HOBBS, Renee The State of Media Literacy Education The Journal of Communication, vol 55, n 4, 2005, p. 865-871 http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/118645483/PDFSTART

KURBANOGLU, Serap ;SPIRANEC, Sönja; GRASSIAN, Esther; MIZRACHI, Diane ; CATTS; Ralph (Eds.) Lifelong Learning and Digital Citizenship in the 21st Century, Dubrovnik, Spring, 2014.

MACEDO, Lurdes Educação e Literacia Para os Media na Promoção da Cidadania In Atas 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 4o SOPCOM, Aveiro, Comissão Editorial da Universidade de Aveiro URL:http://bocc.ubi.pt/pag/macedo-lurdes-esducacao-literacia-para-media-promocao- cidadania.pdf.

MACHADO, Monica; BURROWES, Patricia; RET, Lucimara Proposta de um modelo de literacias para as novas enunciações publicitárias Revista Interamericana de Comunicação Midiática v 19, n 40, 2020.

MALMELIN, Nando. What is advertising literacy?: Exploring the dimensions of advertising literacy, Journal of Visual Literacy, v. 29, n 2, 2010, p. 129-142.

MARTIN, Allan; GRUDZIECKI, Jan DigEuLit: Concepts and Tools for Digital Literacy Development. ITALICS Innovations in Teaching and Learning in Information and Computer Sciences vol 5, n 4, 2006. https://www.researchgate.net/publication/26467562_DigEuLit_Concepts_and_Tools_for_Digital_Literacy_Development

MARTINS, Sheila Wesley; MARTINS, Joaquim Welley; ALVES, Fernanda Maria Melo Literacia digital como competência para a cidadania global https://ieducacao.ceie-br.org/literaciadigital/

NETO, Antonio Fausto Olhares sobre a recepção através das bordas da circulação... Atas XVIII Encontro da Compós, Belo Horizonte, MG, 2009, p. 1-13.

OBERCOM Literacias na sociedade dos Ecrãs Lisboa, Obercom, 2018. https://obercom.pt/literacias-na-sociedade-dos-ecra%cc%83s/

.

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA, Brasil. O Brasil é terreno fértil para fake news. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/;

PAPACHARISSI, Zizi Toward New Journalism(s). Affective News, Hybridity, and luminal Spaces Journalism Studies, v 16, 2014, p. 27-40.

PRADO, Jose Luiz Aidar; PRATES, Vinícius. Regimes passionais do MBL na eleição presidencial de 2018. Revista e-Compós, vol 24, 2021. DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2107

SADOWSKI, Jathan. When data is capital: datafication, accumulation, and extraction. Big Data & Society, Jan-Jun, 2019, p. 1-12.

SANTOS, Rita; AZEVEDO, José; PEDRO, Luís Literacia(s) digital(ais): definiçõeses, perspetivas e desafios, Revista Media& Jornalismo, vol. 15, n 27, 2015,p. 17-44 DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_1

SERRANO-PUCHE, Javier Internet and Emotions: New trends in an Emerging Field of Research Revista Comunicar, vol 24, n 46, 2016, 19- 26.

SOUTHWELL, Brian. G.; THORSON, Emily A.; SHEBLE, Laura (Eds.). Misinformation and mass audiences Austin, University of Texas Press, 2018.

TAMBINI, Damian Fake News: Public Policy Responses. Media Policy Brief 20. London, Media Policy Project, London School of Economics and Political Science, 2017.

UNESCO Alfabetização Midiática e Informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégicas Brasília, UNESCO, 2013, 2016. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421.

VOLKOFF, Vladimir Pequena história da desinformação Lisboa, Editorial Notícias, 2000.

ZAKARIA, Fareed Dez licões para um mundo pós-pandemia Lisboa, Gradiva, 2020.

ZELIC, Helena et al. (Orgs.) Capitalismo digital, comunicação e construção de movimento: trilhas feministas, São Paulo, SOF, 2020 (Coleção Cadernos Sempreviva, v.17. Série Economia e Feminismo, n. 6) https://www.sof.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Caderno_Capitalismo_digital_comunicacao_movimento_sof_web-1.pdf

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Literacias para a Cidadania Global. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 183-198. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198