Dá para esperançar? Eu acho que sim. Entrevista com Nilma Lino Gomes

Autores

  • Cláudia Lago Universidade de São Paulo
  • Manuela Thamani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p199-212

Palavras-chave:

Nilma Lino Gomes, relações étnico-raciais, comunicação, educação e relações étnico-raciais, racismo estrutural, ações afirmativas

Resumo

Nesta entrevista à Comunicação & Educação, a ex-Ministra da Igualdade Racial e Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Lino Gomes, fala da sua trajetória como mulher negra em lugares de poder. Nilma aborda, entre outros temas, a interseção entre comunicação e educação e a questão racial e a produção de saberes acadêmicos advindos dos movimentos sociais, especialmente os movimentos negros, em contrapartida à ausência de sujeitos oriundos desses locais na produção intelectual, além de fazer uma reflexão acerca do uso que as universidades públicas têm feito das ações afirmativas, principalmente as cotas raciais, e suas consequências. Ademais, ela discute a questão do racismo estrutural e dos privilégios da branquitude na sociedade brasileira. Por fim, reafirma o seu otimismo em relação ao futuro do nosso país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Lago, Universidade de São Paulo

    Docente no Departamento de Comunicações e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA-USP). Coordenadora do AlterGen (ECA-USP).

  • Manuela Thamani, Universidade de São Paulo

    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pesquisadora do AlterGen (ECA-USP).

Referências

Não há.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Dá para esperançar? Eu acho que sim. Entrevista com Nilma Lino Gomes. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 199-212. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p199-212