CULTPOP: estratégias e experiências para a popularização da ciência e da cultura pop

Autores

  • Adriana Amaral Universidade Paulista
  • Beatriz Blanco Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Caroline Govari Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jonara Cordova Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rafaela Tabasnik Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Stella Caetano Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Tatyane Larrubia Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Larissa Tamborindeguy Becko Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p165-184

Palavras-chave:

Cultura pop, Popularização da ciência, Tecnologias digitais, Relato de experiência, CULTPOP

Resumo

Este relato de experiências trata de estratégias de popularização científica das atividades do CULTPOP – Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, vinculado ao CNPq e atualmente sediado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Paulista (UNIP). Faz-se um panorama das estratégias de popularização da ciência organizado a partir das dinâmicas específicas das pesquisas do grupo, bem como das utilizações das próprias linguagens da cultura pop como parte do processo metodológico. A metodologia do artigo é exploratória e descritiva, com base em Estudo de Caso1. As observações iniciais indicam que a inserção do laboratório em uma comunidade de acadêmicos-fãs de cultura pop facilita e amplia o desenvolvimento de estratégias de popularização da ciência.

 

 

 

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Biografia do Autor

  • Adriana Amaral, Universidade Paulista

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Realizou seu pós-doutoramento (Estágio Sênior pela CAPES) em Mídia, Cultura e Juventude na University of Surrey (Reino Unido).

  • Beatriz Blanco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na linha de pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação.

  • Caroline Govari, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

  • Jonara Cordova, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa de Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa CAPES.

  • Rafaela Tabasnik, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa CAPES.

  • Stella Caetano, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

  • Tatyane Larrubia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com ênfase em Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação.

  • Larissa Tamborindeguy Becko, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Mestra e Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

CULTPOP: estratégias e experiências para a popularização da ciência e da cultura pop. (2023). Comunicação & Educação, 28(1), 165-184. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p165-184