Manifesto: um filme sobre manifestos políticos e artísticos do século XIX ao século XXI

Autores

  • Maria Ignês Carlos Magno Universidade Anhembi Morumbi
  • Rogério Ferraraz Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p185-201

Palavras-chave:

Manifesto, Manifestos políticos e artísticos, Arte do ator

Resumo

A resenha é sobre o filme Manifesto, de Julian Rosefeldt, que apresenta treze segmentos construídos em cima de manifestos históricos dos séculos XIX, XX e XXI protagonizados pela atriz Cate Blanchett. O filme parte do primeiro manifesto moderno, o Manifesto comunista (1848), passa pelas vanguardas do século XX e chega até a arte conceitual dos dias atuais. Apesar de os manifestos artísticos e políticos dos séculos passados serem muito estudados e conhecidos, o interesse do filme está na forma como se apropria deles e torna visíveis as palavras manifestas em imagens cinematográficas conduzidas por um monólogo interior performatizado por Blanchett. Outro aspecto que nos levou a indicar o filme é gerar uma reflexão sobre as múltiplas possibilidades da arte da atuação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Ignês Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

  • Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

MANIFESTO. Direção e roteiro: Julian Rosefeldt. Direção de arte: Erwin Prib. Direção de fotografia: Christoph Krauss. Música: Nils Frahm Bem Lukas Boysen. Fantoches: Suse Wachter. Montagem: Bob Good. Produção: Julian Rosefeldt. Berlim: [s. n.], 2015. 1 DVD (95 min).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Manifesto: um filme sobre manifestos políticos e artísticos do século XIX ao século XXI. (2023). Comunicação & Educação, 28(1), 185-201. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p185-201