Frida Kahlo entre as flores de Xochiquétzal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p24-34Palavras-chave:
Frida Kahlo, pintura, mito, iconografias ameríndias, XochiquétzalResumo
O autor lembra o grande interesse que a vida e a obra da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) vêm despertando entre estudiosos e artistas nestes últimos anos, mas o leitor deste trabalho poderá constatar que seu principal objetivo não se centra nos mitos que, com base na trágica existência da artista e nas evidentes particularidades dramáticas de sua obra, foram criados e têm tido uma acolhedora recepção na sociedade de consumo. O que, sem menosprezar esses valores, o autor fundamentalmente pretende, seguindo uma perspectiva poética, é colocar em evidência aspectos da expressividade plástica decorrente da relação de textos pictóricos de Frida Kahlo com iconografias pré-colombianas do México.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.