Realização e recepção: um exercício de leitura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p35-42Palavras-chave:
linguagempensamento, leitura, recepção, palavrageradora, O palácio da memóriaResumo
O artigo trata de um exercício de leitura e desconstrução do vídeo O palácio da memória. Baseia-se na relação pensamento-linguagem, destacando o papel da palavra na construção do não-verbal, na constituição do discurso interior e da consciência (M. Bakhtin e Vygotsky) e no conceito de palavras-geradoras de Paulo Freire, para relatar a experiência realizada com educadores da rede de ensino na recepção do vídeo. Conclui que esse tipo de análise permite maior aproximação dos contextos em que se realiza a recepção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.