Recepção: a abordagem dos Estudos Culturais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p57-76Palavras-chave:
recepção, audiência, meios de comunicação, Estudos CulturaisResumo
O artigo trata da Teoria da Recepção ou, como prefere o autor, Interpretação da Audiência da mídia, que busca compreender os processos comunicativos, a inter-relação emissores/ receptores e a construção de significados pelos receptores. O autor aborda quatro tendências. A primeira delas é apresentada neste artigo e discute a tradição de Estudos Culturais e as contribuições de autores como Raymond Williams e Stuart Hall, do Centro para Estudos de Cultura Contemporânea, de Birmingham, Inglaterra, para a consolidação dessa linha teórica. Tem como pressuposto básico que os meios de comunicação não são meros meios de transporte de informação, mas revelam significados culturais criados num determinado período histórico. As outras tendências – Interacionismo Simbólico, Tradição dos Estudos de Consenso Cultural e a Abordagem da Mediações e da Lógica de Produção e Consumo – serão apresentadas na próxima edição.
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