Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)

Autores

  • Roseli Aparecida Fígaro Paulino Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88

Palavras-chave:

Guillermo Orozco Gómez, educação, comunicação, televisão, escola

Resumo

Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1998-08-30

Como Citar

Paulino, R. A. F. (1998). Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez). Comunicação & Educação, (12), 77-88. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88