Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, discurso da comunicação, democratização, escola, linguagem verbal

Resumo

O artigo discute como se constitui o discurso da comunicação a partir da transdisiciplinaridade. Ou seja, as fronteiras entre os campos de conhecimento são cada vez mais fluidas e, embora mantenham sua especificidade, é preciso vê-las na dinâmica do intercâmbio de saberes, pois a realidade não é compartimentada. Dessa forma, o discurso da comunicação, basicamente construído com a linguagem verbal, constiui-se da conjunção dos discursos da história e da literatura. Com tais características, o discurso da comunicação seleciona, edita e interpreta os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. A democratização desse discurso e, portanto, desse ponto de vista passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. É essa a contribuição que o campo da comunicação/educação pode dar à escola.


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Publicado

1999-08-30

Como Citar

Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem. (1999). Comunicação & Educação, 15, 7-14. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14