Educação, cultura e cidadania: comunicações da periferia

Autores

  • Luís Roberto Alves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i15p35-44

Palavras-chave:

cultura popular, política cultural, Região do ABC, Estado, partido

Resumo

O artigo discute a compreensão e o tratamento equivocado que se tem dado às políticas culturais no Brasil. Oscila-se do descaso e do desconhecimento completo ao mecenato e protecionismo do Estado, elitista e autoritário. Destaca a região do ABC paulista como espaço cultural concreto no qual as manifestações da população são interstício de resistência, na continuidade de serem tratados como mão-de-obra para exploração capitalista e consumidores de segunda classe. Critica os discursos ditos progressistas e de esquerda que tratam a cultura como projeção superestrutural ou então como expressão da infra-estrutura. Ressalta que a cultura é um valor de mediação, uma base de motivos, valores e estímulos à ação criativa e diferenciadora dos grupos que se organizam como comunidade. Faz proposições para uma política cultural conseqüente.



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Publicado

1999-08-30

Como Citar

Educação, cultura e cidadania: comunicações da periferia. (1999). Comunicação & Educação, 15, 35-44. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i15p35-44