Mediação organizativa: o campo da produção

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p7-16

Palavras-chave:

mediação organizativa, campo da produção, pauta, ponto de vista, História, meios de comunicação

Resumo

Através do discurso da História - o de 500 anos de descoberta do/chegada ao Brasil - a autora discute a questão do ponto de vista presente em um relato, seja o discurso da história ou os relatos da mídia. Ressalta que é já na elaboração da pauta dos temas a serem veiculados pelos meios de comunicação que se seleciona, dando evidência a um fato, apagando-se outros, tirando um assunto do âmbito pessoal para torná-lo um tema de amplitude social. Destaca as principais características da mediação organizativa, a que se dá no âmbito da produção, entre as quais as relações de poder na sociedade, os interesses da empresa - a busca do lucro -, a soberania nacional. O conhecimento desses aspectos, afirma a autora, devem nos fazer relativizar a tão proclamada independência do sujeito/receptor, levando-nos à compreensão dos fatores limitadores que incidem sobre suas escolhas.



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Publicado

2000-04-30

Como Citar

Mediação organizativa: o campo da produção. (2000). Comunicação & Educação, 17, 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p7-16