Ação política e propaganda eleitoral: instrumentos da democracia

Autores

  • Heloiza Matos Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p25-31

Palavras-chave:

comunicação política, marketing político, democracia, eleições

Resumo

O texto procura analisar as diferenças existentes entre as atividades profissionais envolvidas com a prática do marketing político e a reflexão teórica, voltada para os estudos sobre as diversas facetas da Comunicação Política. Após examinar as críticas mais contundentes aos profissionais do marketing, a autora analisa a importância do processo comunicativo para a vida política e avalia algumas tendências das relações entre mídia e política nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil. Discute também a importância da Comunicação Política para a democracia e indica a necessidade de os pesquisadores da Comunicação Política e os profissionais do marketing político atuarem em busca de alternativas para diminuir o fosso existente entre a prática e a reflexão sobre o papel da mídia nos rumos da política.


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Publicado

2000-12-30

Como Citar

Matos, H. (2000). Ação política e propaganda eleitoral: instrumentos da democracia. Comunicação & Educação, (19), 25-31. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p25-31