Jornal escolar: inter-relação criativa

Autores

  • Jorge Kanehide Ijuim Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38

Palavras-chave:

jornal escolar, jornalismo e ensino, mediador cultural, produção de cultura

Resumo

O autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-04-30

Como Citar

Jornal escolar: inter-relação criativa. (2001). Comunicação & Educação, 20, 33-38. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38