Escola e televisão: para além dos antagonismos

Autores

  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p17-28

Palavras-chave:

Cultura de massa, televisão, professor, mediações, escola

Resumo

O artigo discute as proximidades e distanciamentos entre a escola e a televisão. Primeiramente se analisam as particularidades da televisão no Brasil, país no qual ela é o veículo de comunicação de massa com maior inserção e alcance, abarcando todo tipo de público nos mais diferentes lugares, independente da situação de classe, sexo ou idade. Posteriormente, a autora discute o papel da escola na sociedade. Faz uma rápida recuperação das tendências teóricas que, de um lado, analisam a escola como instituição de reprodução da ideologia dominante; e de outro analisam a instituição escolar como espaço de possibilidade de resistência e produção de conhecimento. Para finalizar, o artigo discute a relação entre escola e televisão, vinculando esta discussão à relação mais ampla entre televisão e sociedade.


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Publicado

2001-08-30

Como Citar

Escola e televisão: para além dos antagonismos. (2001). Comunicação & Educação, 21, 17-28. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p17-28