Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16

Palavras-chave:

informação, conhecimento, ideologia, escola, mediação

Resumo

A autora trata do processo de aquisição do conhecimento como capacidade de seleção crítica das informações que circulam na sociedade. Destaca o contexto da sociedade globalizada pela lógica do capitalismo tardio e multinacional, que aprofunda ainda mais as desigualdades socioeconômicas dos povos dos diferentes países e tem na ideologia sua aliada para transformar um ponto de vista particular em regra geral para toda a sociedade. Ressalta o papel dos meios de comunicação como mediadores entre o homem e a realidade e, mais uma vez, a importância da capacidade de selecionar com olhar crítico o que eles nos transmitem como real, já que o espetáculo e a padronização são lógicas mercantis importantes para a circulação dos bens culturais na sociedade capitalista. A escola apresenta-se como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar um papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de desvelar as ideologias que circulam nos meios de comunicação.



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Publicado

2001-12-30

Como Citar

Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola. (2001). Comunicação & Educação, 22, 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i22p7-16