Endereços úteis na internet

Autores

  • O Editor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i23p128-130

Resumo

http://www.cemina.org.br

 

Este é o endereço virtual do CEMINA - Comunicação, Educação e Informação em Gênero, uma organização não-governamental que se utiliza do rádio para viabilizar projetos sociais envolvendo mulheres. Através do rádio e com o apoio de diversos órgãos - Ministério da Saúde, Instituto do Câncer etc. - produz programas sobre saúde, meio ambiente, conscientização. A Rede Mulheres do Rádio, com link na página, formada por locutoras e produtoras, promove intercâmbio entre estas profissionais em todo o Brasil.
A Rádio Internet, um outro link, une rádio e internet para o exercício da cidadania. Através desta "rádio", é possível baixar programas da Rede Mulheres do Rádio e do próprio Cemina, transformando o site num centro radiofônico. Há também um link com o Centro de Documentação Pagu, que tem um acervo virtual de mais de 17 mil títulos a respeito de saúde, mulher e questões sociais. O Cemina oferece ainda cursos de capacitação a associação de moradores, a ONGs ou a grupos de pessoas interessadas.

 

http://www.worldbank.org/children/criança/index.html

 

Este é o site destinado ao Desenvolvimento Inicial da Criança - DIC, que tem o objetivo de fornecer informações que subsidiem projetos envolvendo crianças de até oito anos. Na página, é possível obter informação sobre o que é, como funciona e como elaborar e analisar custos de programas sociais. O site disponibiliza resultados de pesquisas sobre educação na infância, bem como estatísticas da Unesco e Unicef. É possível informar-se também acerca de financiamentos do Banco Mundial em toda a América Latina e Caribe. Há links ainda com organizações governamentais e não-governamentais integradas ao DIC, como Meninos do Morumbi, AACD e Instituto Ayrton Senna.

 

http://www.cidade.usp.br

 

A Cidade do Conhecimento, através de seu site, constitui uma rede de comunicação entre escolas e organizações, com práticas integradas por alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação e profissionais. Para isso, oferece capacitação a professores do ensino médio e fundamental, profissionais de mídias digitais, pesquisadores atuantes em universidades, empresas do setor público e iniciativa privada. Toda a produção acadêmica da Cidade visa ao desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação. Assim, além da capacitação, promove formação de redes e pesquisa que valorizem o conhecimento, a interdisciplinaridade e a cooperação criativa entre indivíduos de diferentes níveis escolares, etários, sociais e organizacionais.  Para atingir tal objetivo, já foram iniciados convênios ou entendimentos entre a Cidade do Conhecimento e diversos órgãos como IBM, Sebrae-SP, Senac-SP, Fundação Padre Anchieta e, na USP, com a Estação Ciência, Escola de Aplicação, Faculdade de Educação, Escola de Comunicações e Artes, Escola do Futuro, Escola Politécnica e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
No site é possível, ainda, ter acesso ao informativo quinzenal da Cidade Redemoinhos - em português e inglês. Através de cadastro é possível, além de receber tal boletim via e-mail, participar da Cidade do Conhecimento.

 

http://www.educabrasil.com.br

 

O site EducaBrasil é um centro de divulgação de livros, difusão de informações e idéias que tem por objetivo ajudar na formação de educadores. A página oferece resenhas de livros em lançamentos e reedições, resumos de artigos, teses e dissertações. Também sugere ao internauta outros sites, bem como programação televisiva e eventos de interesse de seu público.  Todo o trabalho de coleta de dados é coordenado por jornalistas e pesquisadores que se preocupam em divulgar textos de qualidade e relevância. Aceitam sugestões e colaborações de professores e acadêmicos de diversas áreas, com artigos e resenhas que tratem de educação, ensino e políticas.
Em breve o site disponibilizará idéias de vários pensadores como Platão, Hegel, Bacon, Espinosa e Adorno.

 


http://www.uol.com.br/rionosjornais

 

O site divulga a pesquisa independente do jornalista João Marcos Weguelin que retrata fatos históricos através de páginas de jornais cariocas. Foram dois anos de pesquisa em 62 diferentes jornais. Ao todo são retratados 50 acontecimentos, desde a Lei Áurea, em 1888, até o seqüestro do embaixador norte-americano por militantes de esquerda, em 1969. Através da leitura dos "recortes" nota-se o primor da imprensa no início do século XX. O visitante poderá consultar, dentre os 50 fatos selecionados, notícias sobre a Revolta da Vacina (1904), O Golpe de 1937 (1937), a Copa do Mundo (1950), a morte de Getúlio Vargas (1954) e o Golpe de 1964 (1964). Entre os jornais consultados - a maioria já extinta - estão o Correio do Povo, A Esquerda, Folha Carioca, A Pátria, A República e O Globo. O site é simples, não apresenta outros links, nem para contato com o autor ou qualquer informação sobre a produção do material. No entanto, permite voltar à história sob o olhar de jornalistas e constitui, assim, ótima fonte para professores, pesquisadores e curiosos em geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-04-30

Como Citar