Televisão e educação: a escola e o livro

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14

Palavras-chave:

televisão, audiovisual, livro

Resumo

O artigo trata das linguagens audiovisuais, principalmente da televisão, no espaço da escola. Faz uma rápida introdução sobre a chegada da TV no Brasil e sua presença no dia-a-dia da população. Chama atenção dos educadores para que enfrentem o desafio do conhecimento e do ensino através da incorporação da linguagem do audiovisual, pois o livro e a linguagem escrita não abarcam, na atualidade, a dinâmica de todas as formas de conhecimento que circulam na sociedade. A televisão pode ser incluida como fonte de educação, pois a escola precisa aprender a trabalhar as novas sensibilidades dos alunos. No entanto. a escrita e o livro sempre serão a chave da primeira alfabetização, pois sem o domínio da linguagem escrita não se lê adequadamente o mundo do não-verbal.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Baccega, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Professora livre-docente do Departamento de Cornunicações e Artes da ECA-USP. Coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão de Frmessos Comunicacionais

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Publicado

2002-08-30

Como Citar

Televisão e educação: a escola e o livro. (2002). Comunicação & Educação, 24, 7-14. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14