A comunicação como conhecimento

Autores

  • Cristina Baccin Universidade Nacional do Centro da Faculdade de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p49-59

Palavras-chave:

comunicação, conhecimento, crises, organização, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Resumo

A função estratégica do conhecimento como principal recurso para o desenvolvimento das capacidades organizativas e das competências comunicativas pode resultar em novos espaços sociais, gerados a partir de uma profunda ruptura social na explosão da crise argentina. As ações que implicam construção, produção e circulação de conhecimento com base em ações e práticas de comunicação é que denominamos de “gnoseocomunicação”. Neste caso, referimo-nos, em especial, ao conhecimento implícito que se produz em um período de crise e que, para sua circulação, se sustenta em práticas comunicativas. O conhecimento implícito também poderia consubstanciar-se sob certos aspectos, transformando-se em “conhecimento formal”, desde que supere o plano tático em que se encontra para converter-se em estratégias comunicativas para o conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Cristina Baccin, Universidade Nacional do Centro da Faculdade de Ciências Sociais
    Professora Titular de Comunicação Social da Universidade Nacional do Centro da Faculdade de Ciências Sociais – FACSO. Província de Buenos Aires, Unicen, Argentina.E-mail: cbaccin@soc.unicen.edu.ar e cbaccin@infovia.com.ar

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Publicado

2005-04-30

Como Citar

A comunicação como conhecimento. (2005). Comunicação & Educação, 10(1), 49-59. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p49-59