Estratégias de resistência à mídia hegemônica

Autores

  • Adílson Odair Citelli Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p71-73

Palavras-chave:

mídias, contrahegemonia, comunicação, estratégia de resistência, audiência

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a obra Mídia radical. Rebeldia nas comunicações e movimentos sociais, de John D. H. Downing, o qual investiga as ocorrências e formas de manifestações midiáticas que rompem ou colocam sob suspeita os mecanismos oficiais de comunicação. Escrito em linguagem simples e sem afetação acadêmica, o livro mostra que, ao se propor uma mídia radical, contra-hegemônica, está se processando um ato de redefinição e reorientação dos processos comunicativos. É uma contribuição importante para se evitar a tentação de reduzir o termo comunicação ao que circula sob forma dominante nas empresas midiáticas. 

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Biografia do Autor

  • Adílson Odair Citelli, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Professor Livre-Docente no Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP. Chefe do Departamento de Comunicações e ArtesE-mail: citelli@uol.com.br

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Publicado

2005-04-30

Como Citar

Estratégias de resistência à mídia hegemônica. (2005). Comunicação & Educação, 10(1), 71-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i1p71-73