Censura não é educação

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i2p45-55

Palavras-chave:

Censura, Meios de Comunicação, Teatro, Educação, Cidadania.

Resumo

Este texto analisa a censura a partir de acontecimentos recentes ocorridos no mundo todo e também no Brasil, obrigando-nos a pensar sobre como age a censura instituída como poder público. Com base na pesquisa realizada no Arquivo Miroel Silveira, da Escola de Comunicações e Artes da USP, a autora demonstra como se procedia à censura prévia de peças teatrais no Estado de São Paulo, entre 1930 e 1970, e sustenta que só a educação pode garantir a defesa do público e o combate aos abusos na arte e nos meios de comunicação.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Castilho Costa, Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

    Professora livre-docente do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e editora da revista Comunicação & Educação.

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Publicado

2008-08-30

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