Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht

Autores

  • Celso Frederico Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18

Palavras-chave:

teatro, cinema, mercadoria, propriedade intelectual, comunicação.

Resumo

O sucesso comercial da encenação da peça A ópera dos três vinténs fez com que uma poderosa companhia cinematográfica, interessada em filmá-la, procurasse Brecht. Ele aceita a proposta, mas impõe a condição de ser ele o responsável pela adaptação para o cinema. A companhia concorda, então Bertolt Brecht escreve um roteiro suprimindo os elementos comerciais responsáveis pelo sucesso da peça e desenvolvendo ao máximo os aspectos revolucionários do texto. O caso vai parar nos tribunais. Brecht aproveita a ocasião para fazer um debate público
sobre as relações entre teatro e cinema, arte e mercadoria e, principalmente, sobre o direito de propriedade da obra artística.

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Biografia do Autor

  • Celso Frederico, Universidade de São Paulo
    Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bolsista do CNPq.

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Publicado

2008-12-30

Como Citar

Comunicação e arte: o experimento sociológico de Brecht. (2008). Comunicação & Educação, 13(3), 13-18. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p13-18