Comunicação, recepção e consumo: suas inter-relações em Rebelde-RBD

Autores

  • Fernanda Elouise Budag Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p99-106

Palavras-chave:

recepção, consumo, telenovela, identidade, jovens.

Resumo

Nosso objeto de estudo são as inter-relações recepção/consumo na telenovela Rebelde e banda RBD. Destacamos as questões relacionadas à produção de sentidos que, de acordo com nossas
análises, por mais que promovam a polissemia, situam-se de maneira próxima à mensagem hegemônica veiculada. Trabalhamos também as práticas de consumo que permeiam a recepção deste mesmo produto midiático e identificamos que a
importância tão marcante do consumo material ante o consumo simbólico está no que chamamos de materialização da lembrança.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Elouise Budag, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
    Professora colaboradora da disciplina Estudos de Recepção, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universidade Regional de Blumenau – FURB.

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Publicado

2008-12-30

Como Citar

Comunicação, recepção e consumo: suas inter-relações em Rebelde-RBD. (2008). Comunicação & Educação, 13(3), 99-106. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p99-106