A literatura como patrimônio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i3p117-123Palavras-chave:
educação, formação de professores, leitura, literatura, leitor.Resumo
O relato refere-se a uma experiência vivenciada no 1o semestre de 2007, em um Projeto de Formação Continuada de Professores, no município de São Caetano do Sul, sob orientação do Projeto DICA (Didática, Informação, Cultura e Arte). A formadora Cristiane Fernandes Tavares, após abordar aimportância das atividades permanentes de leitura de textos literários em sala de aula, com um grupo de cerca de 25 professoras da 2a série (3o ano) do Ensino Fundamental
I, reflete sobre as concepções reveladas por algumas docentes com relação às atividades de leitura literária e as contribuições
proporcionadas pela formação. Conclui que a literatura, enquanto patrimônio da humanidade, precisa se tornar acessível a um maior número de pessoas, especialmente aos
professores, acompanhada de uma reflexão crítica que desvende a língua em sua expressão artística e contribua para uma formação leitora complexa e integral dos alunos.
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