Atividades com Comunicação & Educação – Ano XIV – N. 1

Autores

  • Ruth Ribas Itacarambi FOC – Faculdade Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i1p151-159

Palavras-chave:

educação, música, linguagem, tecnologia, memória.

Resumo

As atividades nesta edição estão organizadas em três eixos de reflexão. O primeiro tem como propósito analisar a experiência de ser jovem a partir da dimensão socializadora da música, trazer para a escola o universo da música enquanto linguagem e estudar seu potencial mediador de realidades objetivas e subjetivas, diante da lei que torna obrigatório o seu ensino nas escolas públicas. O segundo, a relação entre a indústria fonográfica e o jovem com as tecnologias digitais de criação, gravação, distribuição e consumo de música, gerando o compartilhamento de conteúdos on-line e o fortalecimento da produção independente. Dando continuidade a esta reflexão,
propomos a atividade que trata do acesso democrático aos meios de comunicação. No terceiro eixo retomamos a questão do jovem, sua identidade e memórias a partir de acervos que podem colaborar para a sua formação de leitor crítico, tornando-o capaz de olhar a publicidade como gravadora
de conhecimento em diversas áreas da sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Ribas Itacarambi, FOC – Faculdade Oswaldo Cruz
    Doutora pela Faculdade de Educação da USP.
    Educadora e pesquisadora do CAEM – Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática do IME-USP. Professora da FOC – Faculdade Oswaldo Cruz. Membro da Equipe SiteEducacional.

Downloads

Publicado

2009-04-30

Como Citar

Atividades com Comunicação & Educação – Ano XIV – N. 1. (2009). Comunicação & Educação, 14(1), 151-159. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i1p151-159