A comunicação a serviço da cidadania e identidade de adolescentes

Autores

  • Cláudia Regina Lahni Universidade de São Paulo
  • Fernanda Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p119-126

Palavras-chave:

cidadania, comunicação comunitária, juventude, participação e rádio.

Resumo

O estudo faz uma breve análise histórica da situação da juventude no Brasil, abordando o tema da educomunicação, apontando‑o como a metodologia do uso da comunicação, em especial do rádio, como instrumento para a contribuição do exercício da cidadania dos jovens, principalmente das classes populares, no Brasil. Apresenta algumas iniciativas como meios para se chegar a tal objetivo. É o caso do projeto Jornal e Rádio na UFJF: Território
de Oportunidades, de cujos participantes foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa de resultados dispostos neste
artigo.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Regina Lahni, Universidade de São Paulo
    Professora de graduação da Facom – Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Mestrado em Comunicação e Sociedade. Mestra e doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Fernanda Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Mestranda e bolsista FAPEMIG do mestrado da Facom – Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o Grupo de Pesquisa “Comunicação, identidade e cidadania”, do Programa de Pós‑graduação em Comunicação – UFJF

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Publicado

2009-12-30

Como Citar

A comunicação a serviço da cidadania e identidade de adolescentes. (2009). Comunicação & Educação, 14(3), 119-126. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p119-126