Formalismo russo em sala de aula: uma introdução à poesia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p111-118Palavras-chave:
ensino de Literatura, leitura/ criação, poesia, formalismo russo.Resumo
Este artigo tem como objetivo apontar possíveis vínculos entre textos teóricos da Literatura e a prática em sala de aula, a partir de uma experiência bem‑sucedida com duas turmas de 8a série do Ensino Fundamental. Trata‑se de uma introdução à linguagem poética, feita a partir da teoria de Chklovski, importante nome do formalismo russo. Após apresentar aos alunos a noção de estranhamento, eles foram convidados a escolher um objeto comum e a retratá‑lo de forma singular em uma poesia. Essa atividade será apresentada e discutida, a fim de mostrar como a aproximação da realidade do aluno com o universo literário através da criação pode fazê‑lo vivenciar a Literatura de forma mais plena.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.