Observatório da imprensa na internet: uma leitura crítica da mídia brasileira

  • Andréa Blum
Palavras-chave: jornalismo, internet, comunicação, crítica, mediação.

Resumo

O Observatório da Imprensa realiza, na internet, desde 1996, a crítica à mídia brasileira, estabelecendo um diálogo junto
aos leitores e entre eles com a intenção de que esse exercício aprimore o senso analítico do público. Esta pesquisa se propôs analisar de que maneira o meio on-line contribui para promover a mediação entre jornalismo e leitores, e se a organicidade e as ferramentas utilizadas pelo veículo permitem a participação e o aprimoramento crítico de seu público. A linguagem do site também foi objeto de estudo, no sentido de incluir o jornalismo praticado pelas novas mídias como veículo de observação e crítica do OI, assim como para aproximar os mais jovens das discussões propostas pelo observatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Blum
Jornalista e consultora, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Publicado
2010-12-30
Como Citar
Blum, A. (2010). Observatório da imprensa na internet: uma leitura crítica da mídia brasileira. Comunicação & Educação, 15(3), 81-90. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p81-90
Seção
Gestão