Consumo, identidade e publicidade: uma relação a ser (re)pensada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p101-109Palavras-chave:
consumo, identidade, identidade nacional, mídia, publicidade.Resumo
A crítica aborda, através da publicidade da cerveja Skol, com o filme Argentinos do samba, o tema da construção de identidades, mais especificamente da identidade nacional, relacionando a discussão sobre publicidade ao processo do consumo. É demonstrado como o consumo é indispensável ao processo de produção, motor da dinâmica da sociedade. A publicidade, inserida na cultura midiática, dá velocidade ao processo do consumo, ou seja, a mercadoria é produzida e a publicidade tem o papel de divulgá-la para ser consumida, associando sua funcionalidade (valor de uso) aos seus valores simbólicos (valor de troca). E, dessa forma, a publicidade possibilita, através de imagens e discursos, a circulação de comportamentos identitários, associados a estilos de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.