Consumo, identidade e publicidade: uma relação a ser (re)pensada

  • Diana Gualberto de Macedo Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).
Palavras-chave: consumo, identidade, identidade nacional, mídia, publicidade.

Resumo

A crítica aborda, através da publicidade da cerveja Skol, com o filme Argentinos do samba, o tema da construção de identidades, mais especificamente da identidade nacional, relacionando a discussão sobre publicidade ao processo do consumo. É demonstrado como o consumo é indispensável ao processo de produção, motor da dinâmica da sociedade. A publicidade, inserida na cultura midiática, dá velocidade ao processo do consumo, ou seja, a mercadoria é produzida e a publicidade tem o papel de divulgá-la para ser consumida, associando sua funcionalidade (valor de uso) aos seus valores simbólicos (valor de troca). E, dessa forma, a publicidade possibilita, através de imagens e discursos, a circulação de comportamentos identitários, associados a estilos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Gualberto de Macedo, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).
Pesquisadora. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).
Publicado
2010-12-30
Como Citar
Macedo, D. (2010). Consumo, identidade e publicidade: uma relação a ser (re)pensada. Comunicação & Educação, 15(3), 101-109. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p101-109
Seção
Crítica