A interatividade na educação a distância: o papel central da interatividade nos processos de ensino-aprendizagem na EAD

Autores

  • Alberto Efendy Maldonado Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Julie Reichert Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p117-124

Palavras-chave:

interatividade, ensino a distância, Moodle, mediação pedagógica.

Resumo

O artigo busca analisar a interatividade num ambiente virtual de aprendizagem como forma de proporcionar a participação dos estudantes na construção do conhecimento que se desenvolve a distância. A partir de uma discussão conceitual do termo, questiona o local da interatividade numa educação que entende o processo de aprendizagem como mediação pedagógica. Por fim, trata de verificar como se dá o envolvimento dos alunos numa disciplina em EAD, tomando como caso uma turma de Laboratório de Gestão I oferecida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Julie Reichert, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Maldonado, A. E., & Reichert, J. (2010). A interatividade na educação a distância: o papel central da interatividade nos processos de ensino-aprendizagem na EAD. Comunicação & Educação, 15(3), 117-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p117-124

Edição

Seção

Experiência