Os discursos da Rádio Rural de Natal nos anos 1960: um capítulo da relação Comunicação/Educação no Brasil

Autores

  • Adriano Lopes Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Edivânia Duarte Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i2p35-42

Palavras-chave:

MEB, Rádio Rural de Natal, aulas radiofônicas, discurso, argumentação.

Resumo

Este artigo analisa o discurso argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base (MEB) por intermédio das aulas transmitidas pela Emissora de Educação Rural de Natal. Revela as técnicas argumentativas na produção discursiva das aulas, identificando as posições ideológicas defendidas, os formatos no rádio e o caráter dialógico dessa interação. A educação a distância por meio da emissora Rural promoveu um diálogo com os alunos, instigando a persuasão dos jovens e adultos, no que se refere à ação sobre a realidade para transformá-la, segundo os desejos de
justiça social da classe popular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Lopes Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
    Pós-doutor pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde é prof. dr. adjunto do Departamento de Comunicação Social e dos programas de pós-graduação: Estudos da Mídia e Estudos da Linguagem. Coordenador da Base de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia.
  • Edivânia Duarte Rodrigues
    Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPgEL – UFRN, pesquisadora da Base de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Os discursos da Rádio Rural de Natal nos anos 1960: um capítulo da relação Comunicação/Educação no Brasil. (2012). Comunicação & Educação, 16(2), 35-42. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i2p35-42