Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Marcele Tonelli de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109

Palavras-chave:

Mídia-educação, música, fotografia, jovens, criatividade.

Resumo

Com o advento das mídias e da cultura de massa, ações de mídia-educação tornam-se cada vez mais necessárias no
contexto da escola. O presente artigo resulta de uma Iniciação Científica realizada com alunos do Ensino Médio público. A
pesquisa teve como objetivo a construção de metodologias que exercitassem a leitura crítica das mídias e estimulassem a produção de conteúdos criativos utilizando as linguagens do som e da imagem. Para isso, foram realizadas oficinas de rádio e fotografia. Os resultados das análises obtidas  mostraram que os estudantes, apesar de serem alvo de um aprendizado acrítico e passivo, possuem grande capacidade de expressão e potencial
criativo, quando são instigados a falar sobre algo por meio das linguagens midiáticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara e professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus Bauru.
  • Marcele Tonelli de Oliveira
    Formada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Sagrado Coração e bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), durante o ano de 2010.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Andrelo, R., & Oliveira, M. T. de. (2012). Mídia-educação: da criatividade à livre expressão na escola. Comunicação & Educação, 17(1), 101-109. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p101-109