Gerando aprendizagem significativa: as metáforas na aprendizagem da contabilidade

Autores

  • Marcos A. Coelho
  • Ranylson Sá Barreto Neto
  • Maria de F. Marcelos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p23-31

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, Ciências Contábeis, ensino-aprendizagem de contabilidade, metáforas.

Resumo

Este trabalho aborda a importância das metáforas como geradoras de aprendizagem significativa e relata a opinião de alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis sobre as contribuições de tais recursos na aprendizagem de conteúdos contábeis. Apóia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de
Ausubel e na literatura referente ao uso de analogias e metáforas no ensino. Faz uma breve explanação sobre o uso de metáforas no ensino e o seu papel como recurso cognitivo. Expõe ainda o estudo de caso realizado, por meio de questionário, com os acadêmicos dos 7o e 8o períodos do curso superior de Ciências Contábeis do Centro Universitário Newton Paiva, localizado em Belo Horizonte – Brasil. Os resultados apontam que, na opinião dos discentes, o uso de metáforas em sala de aula contribui para gerar a aprendizagem significativa dos conteúdos contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos A. Coelho

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva. Analista Contábil.

Ranylson Sá Barreto Neto

Mestre em administração e bacharel em Ciências Contábeis. Professor de curso superior em Ciências Contábeis.

Maria de F. Marcelos

Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Membro do grupo de pesquisa AMTEC/CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Coelho, M. A., Barreto Neto, R. S., & Marcelos, M. de F. (2008). Gerando aprendizagem significativa: as metáforas na aprendizagem da contabilidade. Comunicação & Educação, 13(1), 23-31. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p23-31

Edição

Seção

Artigos Nacionais