Intencionalidade educativa em freqüência modulada: um desafio radiofônico

Autores

  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p83-90

Palavras-chave:

rádio educativa, paradigma cultural, programação radiofônica, rádio FM, mídia regional.

Resumo

O artigo mostra quem pode pleitear permissão para gerir as emissoras educativas no Brasil, qual a natureza do conteúdo a ser veiculado, quais atores dominam as emissões radiofônicas em freqüência modulada e que paradigmas permeiam a relação ouvinte/emissora FM. Na seqüência, é relatada a experiência da autora como coordenadora de programação
de uma emissora regional FM educativa, na qual pôde delinear a linha de programação, selecionar e treinar os primeiros colaboradores e formatar projetos de extensão. As dificuldades encontradas mostram que, apesar do contexto, é possível veicular conceitos os quais privilegiem os interesses públicos e sociais, captando e mantendo a audiência de diversas camadas sociais. Finalmente, a conclusão aponta para as forças político-financeiras, que dominam o cenário midiático brasileiro, como sendo os principais entraves ao desenvolvimento de uma mídia educativa e cidadã.

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Biografia do Autor

  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, Universidade do Sagrado Coração
    Mestra em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista. Professora da Universidade do Sagrado Coração.

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Publicado

2008-04-30

Como Citar

Intencionalidade educativa em freqüência modulada: um desafio radiofônico. (2008). Comunicação & Educação, 13(1), 83-90. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p83-90