Educação e Comunicação: Textos, Imagens e Redes

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i2p7-12

Palavras-chave:

Redes, Imagens, Textos, Educação para os meios

Resumo

O texto sustenta a ideia de que as redes sempre estiveram presentes no desenvolvimento dos meios de comunicação. Entretanto, a partir da segunda metade do século XX, um novo modelo de rede se tornou realidade: exível, multidirecional, interativa e não centralizada. A rede de comunicação por computadores tem se tornado importante na educação formal e não formal e tem se constituído um veículo de difusão, relacionamento e informação entre educadores. Por isso, mais do que nunca, é importante que professores e pesquisadores participem da rede, conheçam-na e possam orientar os usuários a também fazerem isso da melhor forma. A educação para os meios lhe dará as garantias de um uso consciente e crítico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Castilho Costa, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

    Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade
    de São Paulo. Professora associada da Universidade de São Paulo, presidente da Comissão de
    Pesquisa da ECA/USP, coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu Educomunicação:
    comunicação, mídias e educação. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura
    da USP (NPCC) e do Projeto Temático Comunicação e Censura – Análise teórica e documental de
    processos censórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP, com apoio da FAPESP.

Downloads

Publicado

2012-12-09

Como Citar

Educação e Comunicação: Textos, Imagens e Redes. (2012). Comunicação & Educação, 17(2), 7-12. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i2p7-12