Das Imagens Cinematográcas à Proposta de Um Estudo das Representações dos índios do Brasil

Autores

  • Maria Ignês Carlos Magno Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i2p145-150

Palavras-chave:

Cinema nacional, Índio, Literatura nacional, Colonização.

Resumo

O artigo traça uma análise das diversas formas de representação do índio brasileiro dentro da cinematografia nacional, detendo-se, em especial, aos filmes Hans Staden, de Luis Alberto Pereira (1999), e Caramuru: a invenção do Brasil, de Guel Arraes e Jorge Furtado (2001). Por meio dessas obras, faz ainda uma reflexão a respeito das formas de efetivação da dominação cultural sobre os povos originais do Brasil.

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Biografia do Autor

  • Maria Ignês Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora do mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

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Publicado

2012-12-09

Como Citar

Das Imagens Cinematográ€cas à Proposta de Um Estudo das Representações dos índios do Brasil. (2012). Comunicação & Educação, 17(2), 145-150. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i2p145-150